Alguém pede para recitar no espaço dos cordelistas. Pega o microfone e começa a repetir “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. A plateia dos cordelistas sorri nervosa. Ele não para de repetir esses versos. Logo em seguida, alguém retira uma corneta e toca, como um arauto do apocalipse. Dezenas de pessoas caem no chão e começam a repetir também os versos de Drummond. Segundos depois, o som da Bienal começa a reproduzir a voz de Drummond, evocado naquele momento para repetir também os versos. Um teclado nostálgico acompanha sua voz. É a música “Dois Navegantes”, do Ave Sangria. De repente, um dos mobeiros levanta, pega uma bandeira e começa a agitar. Está escrito “FreePorto”. Uma corneta é ouvida mais uma vez e as pessoas levantam, como se nada tivesse acontecido.

dsc_5440

Essa deve ter sido a impressão de quem estava ontem no lugar onde aconteceu a flashmob. Foi a primeira numa Bienal do Livro. E aconteceu em Pernambuco! Podem anotar. Foi no dia 10 de outubro de 2009, às 16h30, na frente da entrada da praça de alimentação.

Eu agradeço a Ana Paula, minha mulher, pela organização de minha mente caótica. A Jéssika por arrastar mais amigas do colégio. A Adélia Coelho pela serenidade e paciência. A Biagio pelo discernimento na coisa da coreografia. A Eliene & Cia pela presença. A Felipe Ferreira e Ana Fonseca pelas fotos. A Bruno e Artur pela buzina e pela mobilização pela internet. A Ricardo pela ‘invasão’ do espaço dos cordelistas. A Pedro, Paulo André, João, Luiz Cláudio e quem mais eu esquecido do Damas, por confiar na coisa. Ao pai do Paulo, pela filmagem e jovialidade. A Jaime, grande amigo, pela divulgação,  Natália e o pessoal do Foco (irmã de Joyce, adoro você!) por estar em todas! A Rodrigo Sushi por fazer os flyers chegarem e também pela marca da FreePorto. A Jorge do som da Bienal por tascar a música do Ave Sangria pontualmente 10 segundos depois da ordem, como combinado! À organização da Bienal por topar ousar conosco.

A quem eu esqueci, meu perdão! Abraço e até a próxima. Aguardem a FreePorto.

Em breve, fotos e vídeo!

Sem comentários

Comente