O foco narrativo tem a ver com a possibilidade de você contar a mesma história a partir de diferentes ângulos. Escolher o mais adequado é uma das decisões mais importantes de um ficcionista. Esta é a primeira aula de uma séria sobre este tema. Nela, também será analisado como Juan Rulfo utiliza diversos focos narrativos em seu romance Pedro Páramo.
Já ouviu falar no experimento hipotético do gato de Schrödinger, por meio do qual um gato numa caixa poderia estar vivo e morto ao mesmo tempo, mas que o observador só consegue perceber uma dessas realidades ao abrir a caixa? Em outras palavras: O observador altera a realidade do objeto observado. O meu olhar modifica meu entorno. Na ficção, poderíamos aproximar esse conceito do do foco narrativo ou ponto de vista.
Assista a esta aula e assine o canal para continuar aperfeiçoando sua escrita e qualificando suas técnicas de leitura.
1 Comentário
Pingback:TIPOS DE NARRADOR | Wellington de Melo | escritor
Postado às 10:16h, 02 maio[…] […]