Compartilho uma postagem bem interessante com dicas de como ajudar seu escritor favorito a ter sucesso usando as redes sociais
A verdade é que lemos muito pouco no Brasil. Ainda. Conversando com um amigo semana passada, enquanto esperávamos o almoço num restaurante da Zona Norte do Recife, o amigo dispara:
– A gente gasta muito pouco dinheiro com livros.
– É verdade.
– A gente vai gastar, rapidinho, uns 50 reais numa saída para jantar, mas reluta a dar o mesmo valor num livro.
E é verdade. Ao contrário do jantar, o prazer oferecido pelo livro durará bastante tempo e poderá ser acessado incontáveis vezes na releitura. Ainda assim, as pessoas pagam sem remorso a entrada do cinema (quanto deve custar agora a entrada para um multiplex-da-vida?), mas passam longe das livrarias. O mesmo se repete com shows de música. Parece que com CDs, por conta da possibilidade de download, acontece o mesmo. Mas já falei sobre isso num post antigo, quando falei do trovadorismo digital. Mas voltemos aos livros.
Vi hoje um post muito bacana, compartilhado pelo Walther Moreira dos Santos, que dava dicas aos leitores de como ajudar seu escritor favorito a divulgar seu trabalho e prosperar na carreira. O texto fala dessa possibilidade de aproximação entre escritor e leitor que a contemporaneidade permite. Com sete dicas simples, Priscila Yamany , do blog Homo Literatus, dá uma lição de como interagir em rede para colaborar com seu escritor favorito. O texto é baseado no artigo de Cindy Tansin, Be more than a reader (Seja mais que um leitor), do Huffington Post.
Tenho a sorte de ter leitores que já fazem esse tipo de coisa e sempre incentivo, seja qual for o comentário. Acredito na velha premissa de que a propaganda de boca a boca é essencial. Para os que quiserem ajudar, segue a reprodução das dicas. O texto completo pode ser encontrado aqui.
1 . Compre o Livro
Parece óbvio, mas se você sabe que um livro pode ser bom, você vai querer comprá-lo. Se você ouviu falar da qualidade da obra, não peça emprestado e, uma vez dono do exemplar, evite emprestá-lo. Nesses casos, a melhor maneira é comprar outra cópia e dar de presente. Número de vendas interfere drasticamente na repercussão de um novo escritor, e como ele é seu favorito, você vai querer vê-lo entre os 20 mais vendidos, não vai?
2 . Interaja nas redes sociais
Curtir e seguir seus escritores favoritos nas redes sociais é quase que uma obrigação. Se puder comentar postagens ou responder tweets, melhor ainda. Dessa forma, seus contatos podem conhecer o autor em questão e começar a interagir com ele também;
3 . Visite seu site
Se seu escritor favorito tiver um site, saiba que ele investe tempo e dinheiro para criar este espaço. Ter acessos, comentários e visitas de fã são algumas das coisas que podem tornar o dia dele ainda mais feliz, além de mostrar um retorno de todo o seu esforço. Ainda nesse sentido, vale a pena se inscrever para receber newsletter e enviar e-mails, vez ou outra, com comentários a respeito de suas leituras;
4 . Comente o livro
Depois de concluir a leitura de um livro novo, porque guardar as impressões para si? Faça postagens em seu perfil social ou em redes sociais exclusivas para isso, como o Skoob. Outra possibilidade é deixar comentários em lojas virtuais que estão vendendo exemplares. Com isso, a boa fama da obra vai se espalhar pela internet e as chances de sucesso só aumentam!
5 . Post fotos segurando seu livro
Outra forma de publicidade gratuita e sem trabalho algum! Além disso, todo escritor que quer ser famoso um dia vai adorar ver pessoas com seus livros. E nada de deixar a fotografia parada. Que tal enviá-la por e-mail? A probabilidade do autor divulgar a imagem é bem grande e você pode se tornar fã de carteirinha;
6 . Faça vídeos comentando o livro
Essa é uma dica para quem realmente está engajado nas redes sociais e que já tem um vlog. Se for o seu caso, não hesite em criar um vídeo especial comentando a obra. Seu escritor favorito vai cair de amores por você, caso ele tenha acesso ao material;
7 . Grife o livro e registre isso
Quando um livro é bom, a vontade é de grifar todas as páginas. A dica é evitar a tentação, sublinhar apenas as frases mais bonitas ou de efeito e fotografar a página em questão. Depois disso, jogue a imagem na web. Sites como We Heart it e Pinterest estão cheios de publicações do tipo e fazem muito sucesso entre o público leitor.
Pronto, agora você já pode começar, com essas dicas, a espalhar a novidade sobre seu escritor favorito. Quando vai começar?
Sem comentários
Desculpe, fechado para comentários.